Pão para Todos

Pão Para Todos

Anualmente, este projeto apoia cerca de 2000 crianças de Norte a Sul de Moçambique, providenciando 1 pão por dia em diferentes escolas e orfanatos.

O que fazemos?

O Pão Para Todos nasceu em 2019 e, tem como principal objetivo atenuar os efeitos da insegurança alimentar que impactam as crianças na sua educação. Assim, a sua ação é oferecer 1 pão por dia a todas as crianças e jovens que frequentam as escolas e orfanatos que integram o Programa. 

As localizações onde atuamos são selecionadas após um levantamento das necessidades de cada localização, em colaboração com as autoridades locais e as Filhas de Maria Auxiliadora. Desde a implementação até hoje, as melhorias no sucesso escolar nas escolas apoiadas, são muito consideráveis. 

Ninguém aprende de estômago vazio. Assim, a correlação entre a alimentação e aproveitamento escolar está amplamente comprovada: uma criança com acesso a algum tipo de refeição tem uma maior capacidade de concentração e de retenção de informação. Esta distribuição diária faz a diferença não só no rendimento escolar das crianças, mas também contribui para a assiduidade dos alunos.

Onde Atuamos?

Em Inharrime, atuamos na Escola Primária de Ocuana e na Escola Primária de Ngulela, onde o pão é distribuído por cerca de 866 crianças. O pão entregue nas escolas é produzido na padaria do Centro Laura Vicuña. É uma forma de contribuir para a sustentabilidade social e económica da localidade, uma vez que emprega funcionários locais e o pão e produtos de pastelaria são vendidos a um preço justo para a comunidade.


Já em Moatize, atuamos na Escola Vera Occhiena, e é a ‘Padaria Coração’, com a qual temos uma parceria, que vende e distribui o pão na escola a um preço reduzido.


Em Changara, o pão é ou comprado e distribuído pela atual responsável do Orfanato Maria Romero, a Adélia que cuida e acolhe 35 crianças, ou produzido pela própria Adélia e crianças como uma atividade lúdica de aprendizagem.


Na Namaacha, apoiamos o Instituto Agrário, uma instituição de ensino de agropecuária que acolhe atualmente mais de 150 jovens; mais de 100 crianças da Escola Primária de Macuacua, uma pequena localidade pobre e com nutrição deficitária, e apoiamos ainda o Colégio Maria Auxiliadora, como forma de ajudar a aliviar financeiramente as despesas deste internato e contribuir para a nutrição das meninas internas. Na Namaacha o pão é obtido na Padaria do Colégio Maria Auxiliadora e distribuído por 66 crianças.


Qual a contextualização deste programa?

A malnutrição crónica em Moçambique tem-se mantido relativamente inalterada nos últimos 15 anos. No índice Global da Fome de 2020, Moçambique situou-se na posição 103 de 107 países. Com uma população de 28 milhões, 80% não consegue assegurar uma dieta adequada.


Níveis extremamente elevados de malnutrição (cerca de 43%) afetam quase 1 em 2 crianças com menos de 5 anos. Para além de contribuir para a mortalidade infantil e para uma saúde precária, a malnutrição crónica tem um impacto prejudicial no desempenho escolar e no rendimento familiar, perpetuando o ciclo intergeracional de privação.

 Quais são os objetivos do Pão Para Todos?

  • Nutrição
  • Contribuir para a diminuição da insegurança alimentar das crianças, melhorando a sua dieta alimentar diária
  • Escolaridade
  • Contribuir para a diminuição do abandono escolar, uma vez que o lanche que os espera todas as manhãs motiva e assegura a assiduidade na escola
  • Rendimento escolar
  • Contribuir para uma melhoria do aproveitamento dos alunos, através, por exemplo, de uma melhor capacidade de memória e concentração no desempenho escolar


Principais Resultados

Desde o início do Programa em 2019, os laços com as comunidades que ajudamos têm sido fortalecidos, também fruto do impacto positivo deste programa. Assim, o sucesso alcançado em Inharrime, permitiu-nos ao longo dos últimos anos, chegar a mais crianças e localidades.


O número de crianças ajudadas pelo PPT aumentou significativamente desde 2019. No inicio do projeto chegámos a 925 crianças e jovens e em 2023 já são 1944 crianças e jovens a obter um pão por dia!


Nas palavras de um dos Diretores, "fornecer lanche escolar reduz significativamente o nível de desistências e contribui sobremaneira na melhoria do aproveitamento pedagógico". O número de crianças inscritas nas escolas apoiadas, não só não diminuiu, contribuindo para o não abandono escolar, como aumentou em média 3% por ano, entre 2019 e 2022.


                                                   Valores Necessários para 2024 

Duração do programa

Projeto contínuo com início em 2019, e sem previsão para terminar.

Como Ajudar?

Efetue o seu donativo anual através de:


Transferência Bancária

Associação Amigos de Inharrime

IBAN PT50 0035 0326 0000598313 061 (Caixa Geral de Depósitos)


Enviando, posteriormente, o comprovativo do pagamento para: amigosinharrime@gmail.com



MBway

Para o seguinte número:

+351 962 274 499


Enviando, posteriormente, uma mensagem para o mesmo número com o fim do donativo e o nome completo do doador.


Descubra Outros Programas

Share by: