A comunidade da Namaacha, na província de Maputo, enfrenta desafios significativos, incluindo altos índices de pobreza, escassez de serviços básicos e dificuldades no acesso à educação. Muitas famílias lutam para fornecer às suas crianças necessidades básicas, enfrentando obstáculos financeiros que resultam em altas taxas de desnutrição infantil. Infelizmente, a falta de recursos financeiros impede o acesso à educação, contribuindo para a perpetuação do ciclo de pobreza na região. Estatísticas mostram-nos que em Moçambique:
Estudos revelam que o desempenho das crianças no ensino primário é fortemente influenciado pela sua participação anterior no ensino pré-primário. A falta de preparação adequada para a escola pode acarretar problemas no sistema educativo, como um desempenho académico abaixo da média, repetição de ano e até mesmo a desistência antes de completarem o ciclo primário.
Estes desafios destacam a urgência de intervenções para melhorar as condições de vida e garantir um futuro mais promissor para as crianças da Namaacha.
O programa surgiu da observação direta da realidade enfrentada por estas crianças que não têm acesso à escola e atualmente encontram-se nas ruas sem qualquer supervisão.
Desta forma o programa foi implementado em colaboração com as Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora, responsáveis pela gestão da Escolinha, a única da vila da Namaacha.
O acompanhamento das crianças será feito pelas Irmãs e pelos voluntários da AIP, de forma a garantir a sua eficácia e sustentabilidade. Adicionalmente, o padrinho terá acesso a pelo menos duas atualizações da criança por ano.
*Para este ano letivo de 2024 o valor corresponde a 150€ pois a criança ingressará na Escolinha apenas no segundo trimestre (Maio).
Projeto contínuo com início em 2024 e sem previsão para terminar. É, portanto, crucial que o padrinho compreenda que, ao se comprometer com esta iniciativa, não está a apadrinhar uma criança apenas por um ano, mas sim por um período mais longo. Apenas assim poderá haver um impacto significativo na vida da criança apadrinhada e um crescimento real ao longo do tempo.
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